<b>Identidades híbridas: atitudes linguísticas dos Guarani do Pinhalzinho, Estado do Paraná

  • Rosana Hass Kondo Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Letícia Fraga Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

Tendo como pressuposto que a identidade não é ‘dada ao nascer’ (HALL, 2006), mas é construída cotidianamente e continuamente (BAUMAN, 2005), pretendemos, neste texto, argumentar que, não se pode atrelar a identidade indígena apenas ao conhecimento ou uso da língua indígena ou presença de determinados traços culturais, visto que os discursos aqui examinados indicam que a(s) identidade(s) é(são) híbrida(s), mestiça(s) e que, portanto a identidade indígena pode ser veiculada também em língua portuguesa. Para tanto, trazemos dados e análises resultantes de uma pesquisa etnográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), em nível de mestrado, realizada entre 2011 e 2012, na comunidade indígena do Pinhalzinho, Tomazina, Estado do Paraná. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que: as atitudes e representações que os Guarani apresentam sobre língua, cultura e identidade indígena são influenciadas pelas concepções do que os não-indígenas elegeram como critérios definidores para tal.

 

 

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Biografía del autor/a

Rosana Hass Kondo, Secretaria Estadual de Educação do Paraná
Mestrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013). Atua na área de Letras com ênfase Linguística Aplicada. Tem interesse em pesquisas que envolvem Identidade, língua, cultura e sociedade.
Letícia Fraga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorado em Linguística pela Universidade estadual de Campinas. Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição.

Publicado
2014-11-14
Cómo citar
Kondo, R. H., & Fraga, L. (2014). <b&gt;Identidades híbridas: atitudes linguísticas dos Guarani do Pinhalzinho, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(4), 415-425. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.21341
Sección
Linguística

 

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