<b>Identidades híbridas: atitudes linguísticas dos Guarani do Pinhalzinho, Estado do Paraná

  • Rosana Hass Kondo Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Letícia Fraga Universidade Estadual de Ponta Grossa

Résumé

Tendo como pressuposto que a identidade não é ‘dada ao nascer’ (HALL, 2006), mas é construída cotidianamente e continuamente (BAUMAN, 2005), pretendemos, neste texto, argumentar que, não se pode atrelar a identidade indígena apenas ao conhecimento ou uso da língua indígena ou presença de determinados traços culturais, visto que os discursos aqui examinados indicam que a(s) identidade(s) é(são) híbrida(s), mestiça(s) e que, portanto a identidade indígena pode ser veiculada também em língua portuguesa. Para tanto, trazemos dados e análises resultantes de uma pesquisa etnográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), em nível de mestrado, realizada entre 2011 e 2012, na comunidade indígena do Pinhalzinho, Tomazina, Estado do Paraná. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que: as atitudes e representações que os Guarani apresentam sobre língua, cultura e identidade indígena são influenciadas pelas concepções do que os não-indígenas elegeram como critérios definidores para tal.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Rosana Hass Kondo, Secretaria Estadual de Educação do Paraná
Mestrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013). Atua na área de Letras com ênfase Linguística Aplicada. Tem interesse em pesquisas que envolvem Identidade, língua, cultura e sociedade.
Letícia Fraga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorado em Linguística pela Universidade estadual de Campinas. Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição.

Publiée
2014-11-14
Comment citer
Kondo, R. H., & Fraga, L. (2014). <b&gt;Identidades híbridas: atitudes linguísticas dos Guarani do Pinhalzinho, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(4), 415-425. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.21341
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus