<b>Textualização do espaço e espacialização do texto
Résumé
O conceito de ‘espaço’ conhece larga fortuna na metalinguagem dos estudos literários, com destaque para os que incidem sobre a narrativa literária. A partir da sua utilização nesse contexto, o espaço, não tendo sido uma categoria central nos estudos narratológicos, inspira reflexões derivadas que chegam à noção de ‘ciberespaço’. Trata-se agora de uma reformulação conceptual que é determinada pelas potencialidades expressivas e representacionais das linguagens digitais em ambiente eletrônico, muitas vezes requerendo atitudes colaborativas por parte do leitor. A escrita e a leitura ‘hipertextual’ desenvolvem-se, então, num cenário em que é reinventada a dimensão espacial dos textos.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.