<b><i>A Estação</i>: moda, literatura e difusão ideológica
Résumé
O artigo analisa o posicionamento ideológico de A Estação, que circulou, no Brasil, entre 1879 e 1904. Para identificar a axiologia do periódico, ele se fundamenta no estudo do contexto sociocultural do século XIX e na análise sígnica, bases que permitem afirmar que a revista estimulava a adesão a padrões de comportamento europeu, visando a constituir uma sociedade familiarizada com a cultura erudita e adepta do consumo de bens. O artigo conclui que A Estação, conjugada a circunstâncias de natureza política e social, influenciou a concepção da identidade nacional brasileira, que adaptava elementos da cultura europeia a seu cotidiano.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.