<b><i>A palavra tem vida</i>? Questões sobre lírica e teatro em As aves da noite, de Hilda Hilst
Résumé
Este artigo se propõe a analisar a peça As aves da noite, de Hilda Hilst. As aves da noite, peça de 1968, tematiza o Holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial. O enredo do texto gira em torno da figura do Padre Maximilian Kolbe, voluntário para morrer no chamado ‘Porão da fome’, em lugar de outro preso pela SS. A elaboração das personagens, bem como seus diálogos ressoam a questão adorniana sobre que tipo de poesia é possível após Auschwitz. Através do seu teatro lírico e de rubricas específicas para a criação do cenário, Hilst propõe o incômodo não apaziguável, com a experiência de isolamento do espectador/leitor.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






