<b>Da interação à interlocução discursiva: a subjetivação do leitor em comentários de blogs de divulgação científica
Résumé
Neste artigo, analisamos a interlocução discursiva instituída no discurso de divulgação científica do ScienceBlogs Brasil. O estudo filia-se teoricamente aos pressupostos da Análise do discurso: Pêcheux ([1975] 2009, [1969] 2010a), Orlandi (2004, 2011, 2012), Grigoletto (2011), Indursky (2013), entre outros. O corpus foi constituído por comentários publicados pelos leitores dos blogs. Os resultados mostram que uma tensão é instaurada, pois o leitor, inscrito no lugar discursivo de autor, ocupa distintas posições-sujeito, as quais se confrontam com a posição-sujeito que lhe é projetada, qual seja, a de consumidor de informações científicas. Assim, no processo discursivo, instaura-se a falha no ritual através da passagem da interação, imposta ao leitor do blog, para a interlocução discursiva.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.