<b>Análise contemporânea sobre a tradição do haicai japonês

  • Thiago Martins Caldas Prado Universidade do Estado da Bahia

Résumé

O artigo investiga como demandas por pluralidade, simultaneidade e não linearidade, próprias da estética contemporânea, podem habitar nas formas do haicai e, paradoxalmente, como o haicai, com suas características peculiares de composição, rivaliza com tais demandas do mundo atual nas artes. O estudo ilustra as análises críticas a respeito da modalidade literária haicai por Roland Barthes, Alberto Marsicano, Rodolfo Wilzig Guttilla, Paulo Franchetti, Elza Taeko Doi e Regina Weinreich. Buscam-se correlações e oposições entre os clássicos japoneses, como Bashô, Buson, Issa e Shiki, e os praticantes mais contemporâneos dessa arte, como Paulo Leminski (no cenário nacional), ou Jack Kerouac (no cenário internacional).

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Thiago Martins Caldas Prado, Universidade do Estado da Bahia
Doutor em Letras pela UFBA (2011), atua como professor de Estudos Literários da Uneb - DCHT XXIII, tem experiência em Teoria da Literatura e Literatura Dramática. Como poeta, autor de A inutilidade das (p)arcas (FUNCEB, 2002) e de A reutilização das pedras (Editora UFS, 2010); como estudioso da Literatura, autor de Utopia política, vanguarda e ritual (Editora UFS, 2008) e de Deus morto, Deus posto (Editora UFS, no prelo).
Publiée
2018-02-22
Comment citer
Prado, T. M. C. (2018). <b&gt;Análise contemporânea sobre a tradição do haicai japonês. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e34726. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.34726
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus