<b>Análise contemporânea sobre a tradição do haicai japonês

  • Thiago Martins Caldas Prado Universidade do Estado da Bahia

Resumen

O artigo investiga como demandas por pluralidade, simultaneidade e não linearidade, próprias da estética contemporânea, podem habitar nas formas do haicai e, paradoxalmente, como o haicai, com suas características peculiares de composição, rivaliza com tais demandas do mundo atual nas artes. O estudo ilustra as análises críticas a respeito da modalidade literária haicai por Roland Barthes, Alberto Marsicano, Rodolfo Wilzig Guttilla, Paulo Franchetti, Elza Taeko Doi e Regina Weinreich. Buscam-se correlações e oposições entre os clássicos japoneses, como Bashô, Buson, Issa e Shiki, e os praticantes mais contemporâneos dessa arte, como Paulo Leminski (no cenário nacional), ou Jack Kerouac (no cenário internacional).

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Thiago Martins Caldas Prado, Universidade do Estado da Bahia
Doutor em Letras pela UFBA (2011), atua como professor de Estudos Literários da Uneb - DCHT XXIII, tem experiência em Teoria da Literatura e Literatura Dramática. Como poeta, autor de A inutilidade das (p)arcas (FUNCEB, 2002) e de A reutilização das pedras (Editora UFS, 2010); como estudioso da Literatura, autor de Utopia política, vanguarda e ritual (Editora UFS, 2008) e de Deus morto, Deus posto (Editora UFS, no prelo).
Publicado
2018-02-22
Cómo citar
Prado, T. M. C. (2018). <b&gt;Análise contemporânea sobre a tradição do haicai japonês. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e34726. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.34726
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus