O estatuto dialógico da análise linguística: caracterização teórico-pedagógica

  • Adriana Delmira Mendes Polato Universidade Estadual do Paraná
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

Résumé

O artigo apresenta um estatuto dialógico para a prática pedagógica de Análise Linguística – AL, sob os aportes da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e da perspectiva da Análise Dialógica de Discurso. É uma caracterização teórico-pedagógica responsiva às tendências retrospectivas da AL em três décadas de seu desenvolvimento na Linguística Aplicada do Brasil. Envolve planos teóricos, conceituais, metodológicos e prospecta expansões interpretativas para (re)orientar proposições à tomada do objeto na direção de suas abordagens científica e prática. Os resultados apontam: sob perspectiva dialógica, a AL apresenta: a) objetivos pragmáticos, ao revestir os fenômenos linguísticos manifestados em textos mobilizados em gêneros de uma interpretação axiológica, a partir da relação estilo-gramática; b) objetivos sociais, ao servir à expansão dos níveis de consciência socioidelógica de sujeitos em situação de ensino e aprendizagem. Nessas bases, corrobora a compreensão e a produção valorada do discurso e a transformação de relações sociais.

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Publiée
2019-12-16
Comment citer
Polato, A. D. M., & Menegassi, R. J. (2019). O estatuto dialógico da análise linguística: caracterização teórico-pedagógica. Acta Scientiarum. Language and Culture, 41(2), e44773. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i2.44773
Rubrique
Linguistique

 

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