A poesia no balanço das ondas da rede

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar como se dá a relação entre a música e a poesia através de performances no ambiente da rede. À luz das teorias de Paul Zumthor (2010) acerca da performance e da oralidade na poesia e de Pierre Lévy (1999), no trato sobre as novas formas de veicular informação, tentamos traçar um eixo lógico que amplie a nossa reflexão sobre a possibilidade de popularizarmos a poesia através dessas novas linguagens oriundas das redes sociais. Para tal propósito, discutimos os processos de alfabetização virtual e formação do usuário, assim como refletimos sobre a veiculação de expressividades primitivas em plataformas tão modernas. Entendendo, com a ajuda de Saussure (2004), que a linguagem é a união entre ‘pensamento e som’, assim almejamos, por meio do estudo sobre as poéticas orais, compreender como a poesia tem sobrevivido em tempos de distanciamento social e aproximações virtuais. E, para isso, tomamos como questões norteadoras: Como a poesia oriunda do papel tem sobrevivido à era da fibra ótica? Como ela tem circulado entre leitores pela internet? Quais são os formatos apresentados em perfis do Instagram que potencializam a circulação da poesia canônica e autoral?

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Jefferson Moura de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Poeta, compositor, cantor, performer, graduado do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UEFS. Bolsista CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Artes. Estagiou no ensino de Arte e Cidadania no Colégio Estadual Edith Machado Boaventura. Foi bolsista da CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2015-2016). Aprovou em 2015 o Projeto "Poesia na calçada, no edital municipal PRO CULTURA, executando oficinas e performances em escolas estaduais de Feira de Santana e região. Participou do grupo de pesquisa "Imagens urbanas na Literatura Brasileira" como bolsista FAPESB de iniciação científica, (2016-2017) onde idealizou e produziu o 1º Seminário de Literatura marginal/alternativa da UEFS. Atuou na Diretoria de Cultura e Arte do Diretório Acadêmico de Letras José Jerônimo de Morais (gestão 2017-2018) . Foi bolsista de arte e cultura no Centro Cultural de Cultura e Arte (CUCA) (2018 -2019) onde teve oportunidade de trabalhar como monitor dois anos seguidos na produção de três dos maiores eventos culturais públicos de feira de Santana o Bando Anunciador, Festival de Sanfoneiros e Aberto do CUCA. É compositor integrante do projeto de música contemporânea autoral Bando à flor da pele. E como poeta, lançou seu primeiro livreto de poemas no ano de 2018, pela editora do Museu de Arte Contemporânea (MAC), durante a XI Feira do Livro de Feira de Santana. Executa ações de musicoterapia na ala de quimioterapia do Grupo Baiano de Oncologia, além de promover oficinas de poesia e performances musico poéticas em escolas particulares e públicas da Bahia.

Publiée
2021-12-01
Comment citer
SOUZA SANTOS, L., & Moura de Souza, J. (2021). A poesia no balanço das ondas da rede. Acta Scientiarum. Language and Culture, 43(2), e58511. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v43i2.58511
Rubrique
Chamada Temática - Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus