A hipermodalidade no ensino e aprendizagem de vocabulário em língua inglesa mediada por tecnologias digitais: do desktop ao holograma

Resumen

O presente artigo objetiva investigar os efeitos de dois ambientes hipermodais no ensino e aprendizagem de vocabulário em inglês como língua estrangeira: ambiente Hipermídia em Desktop e Realidade Aumentada. No âmbito teórico, o artigo é fundamentado em estudos teóricos que tratam da hipermodalidade na aprendizagem de vocabulário em L2/LE, da importância de ambientes imersivos, com destaque para a Realidade Aumentada, e da relação que se estabelece entre eles (Souza, 2004; Saito, 2015; Procópio, 2016; Johnson-Glenberg, 2018; Parmaxi & Demetriou, 2020; Ansarin & Khabbazi, 2021). O experimento foi aplicado a 30 alunos, divididos em grupo controle e grupo experimental. Para efeitos de análise, os resultados foram obtidos por meio de testes de vocabulário, a saber, pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio, que buscaram aferir o conhecimento lexical a curto e longo prazo. Os resultados revelaram que ambos os grupos se beneficiaram dos ambientes aos quais foram expostos. No entanto, o ganho de aprendizagem do grupo experimental exposto ao ambiente em Realidade Aumentada foi superior na aprendizagem e retenção das palavras aprendidas.

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Publicado
2023-05-23
Cómo citar
Ferreira, M. C., & Ribeiro, P. N. de S. (2023). A hipermodalidade no ensino e aprendizagem de vocabulário em língua inglesa mediada por tecnologias digitais: do desktop ao holograma. Acta Scientiarum. Language and Culture, 45(1), e65881. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v45i1.65881
Sección
Linguística

 

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