A hipermodalidade no ensino e aprendizagem de vocabulário em língua inglesa mediada por tecnologias digitais: do desktop ao holograma
Resumen
O presente artigo objetiva investigar os efeitos de dois ambientes hipermodais no ensino e aprendizagem de vocabulário em inglês como língua estrangeira: ambiente Hipermídia em Desktop e Realidade Aumentada. No âmbito teórico, o artigo é fundamentado em estudos teóricos que tratam da hipermodalidade na aprendizagem de vocabulário em L2/LE, da importância de ambientes imersivos, com destaque para a Realidade Aumentada, e da relação que se estabelece entre eles (Souza, 2004; Saito, 2015; Procópio, 2016; Johnson-Glenberg, 2018; Parmaxi & Demetriou, 2020; Ansarin & Khabbazi, 2021). O experimento foi aplicado a 30 alunos, divididos em grupo controle e grupo experimental. Para efeitos de análise, os resultados foram obtidos por meio de testes de vocabulário, a saber, pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio, que buscaram aferir o conhecimento lexical a curto e longo prazo. Os resultados revelaram que ambos os grupos se beneficiaram dos ambientes aos quais foram expostos. No entanto, o ganho de aprendizagem do grupo experimental exposto ao ambiente em Realidade Aumentada foi superior na aprendizagem e retenção das palavras aprendidas.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.