<b>Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.8421
Résumé
O objetivo do presente trabalho é investigar o uso dos recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Baseado em Kress e Van Leeuwen (1996), Callow (1999) e Oliveira (2006), discute-se a relação dos recursos visuais com o aprendizado de vocabulário e reflete-se sobre a necessidade de capacitar os alunos a explorar de forma consciente e crítica tais recursos, visando uma melhor compreensão dos significados e usos das palavras. O trabalho tem como objeto de análise os exercícios de vocabulário presentes nos livros didáticos contemporâneos de inglês como língua estrangeira. Os resultados apontam que a seleção e a exploração dos recursos visuais nos livros didáticos raramente contribuem para um aprendizado mais significativo do vocabulário, bem como raramente contemplam a interação entre os recursos visuais e verbais, o que pode fornecer, ao aluno, um apoio importante na construção do conhecimento lexical.Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.