<b>Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.8421

  • Patrícia Nora de Souza UFJF

Resumen

O objetivo do presente trabalho é investigar o uso dos recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Baseado em Kress e Van Leeuwen (1996), Callow (1999) e Oliveira (2006), discute-se a relação dos recursos visuais com o aprendizado de vocabulário e reflete-se sobre a necessidade de capacitar os alunos a explorar de forma consciente e crítica tais recursos, visando uma melhor compreensão dos significados e usos das palavras. O trabalho tem como objeto de análise os exercícios de vocabulário presentes nos livros didáticos contemporâneos de inglês como língua estrangeira. Os resultados apontam que a seleção e a exploração dos recursos visuais nos livros didáticos raramente contribuem para um aprendizado mais significativo do vocabulário, bem como raramente contemplam a interação entre os recursos visuais e verbais, o que pode fornecer, ao aluno, um apoio importante na construção do conhecimento lexical.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Patrícia Nora de Souza, UFJF
Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, aquisição lexical, língua estrangeira, leitura em língua estrangeira e ensino de leitura. Currículo Lattes
Publicado
2009-10-06
Cómo citar
Souza, P. N. de. (2009). <b>Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.8421. Acta Scientiarum. Language and Culture, 31(2), 139-146. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v31i2.8421
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus