<b>Estudo sobre a identificação da hierarquia temática</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.8989

  • Gustavo Ximenes Cunha UFMG

Résumé

Neste artigo, apresenta-se um trabalho, cujo objetivo é evidenciar que a identificação e a hierarquia dos temas de um texto requerem a combinação de fenômenos discursivos distintos: o da articulação de constituintes textuais e o das progressões temáticas. Para isso, realizou-se, em três etapas, o estudo de um texto específico. Na primeira, verificou-se a forma como os seus constituintes textuais se articulam. Em seguida, foram analisadas as progressões temáticas do texto. Por fim, as análises realizadas nas duas primeiras etapas foram combinadas. Nessa terceira etapa, foi identificada a hierarquia dos temas e constatou-se que o grau de acessibilidade das informações do texto parece estar ligado à hierarquia dos seus constituintes. Essa constatação permitiu explicar por que determinadas informações funcionaram preferencialmente como temas

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...
Publiée
2010-12-22
Comment citer
Cunha, G. X. (2010). <b>Estudo sobre a identificação da hierarquia temática</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.8989. Acta Scientiarum. Language and Culture, 32(2), 241-246. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v32i2.8989
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus