<strong>Universalização da leitura e valorização da literatura: condição para o desenvolvimento social</strong> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i1.905
Résumé
Resultados de pesquisas de diferentes órgãos que avaliam o desenvolvimento de nosso país ou que detalham a competência leitora dos brasileiros permitem afirmar que há uma correlação entre aspectos da conjuntura econômico-social e o domínio da leitura. Essa correlação aponta para a necessidade de mudanças que visualizem a educação, alicerçada na leitura e na experiência estética, como o caminho para a humanização dos indivíduos, da qual decorre o verdadeiro desenvolvimento social. Todavia, para que esse objetivo seja alcançado, sendo redesenhada a face da realidade brasileira, é imprescindível que se proceda ao enfrentamento da crise cultural que interfere negativamente na formação de leitores e que é responsável pelo desprestígio do texto literário como espaço de aprendizagem e de conhecimento.Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.