<b>O conteúdo temático no gênero discursivo tiras em quadrinhos</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9536
Résumé
Este artigo tem como objetivo apresentar como o trabalho com o conteúdo temático do gênero discursivo Tira em Quadrinhos ocorre em uma das oficinas produzidas para a Sequência Didática (SD) destinada à oitava série do Ensino Fundamental. Para tanto, como suporte teórico, utilizamos os pressupostos do Círculo de Bakhtin sobre interação e escrita e gêneros discursivo, e de Dolz et al. (2004), no que concerne à produção de uma SD. Com relação às tiras em quadrinhos, para que o aprendizado se efetive, os resultados mostram que: a) é preciso fazer com que o aluno perceba que os quadrinhos apresentam uma diversidade temática que vai desde histórias de super-heróis até as que abordam nosso contexto político e social; b) identificada a posição social do autor das tirinhas, fica mais fácil delimitar a temática e, consequentemente, seu propósito; c) o recorte temático propicia a exauribilidade de um texto, sendo, portanto, um aspecto recorrente nesse gênero discursivoTéléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.