<b>O processo de conscientização na sala de aula de língua espanhola</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i2.15350
Resumo
Este artigo trata do processo de conscientização desenvolvido pelos alunos em uma sala de aula de espanhol como língua estrangeira de um Centro de Estudos de Línguas do interior do Estado de São Paulo. Considerou-se como arcabouço teórico a pedagogia freireana (FREIRE, 1980, 1984, 1987, 1999, 2000) além de autoras que tiveram como referencial teórico Paulo Freire e relacionaram sua pedagogia ao ensino de línguas estrangeiras (WALLERSTEIN, 1983; SCHLEPPEGRELL, 1997). É uma pesquisa de natureza qualitativa, que focalizou uma prática de pesquisa-ação em uma sala de aula de espanhol, na qual se implementou um planejamento freireano, para verificar como se dava o uso da língua-alvo na sala de aula (MENEGHINI, 2001). Com a análise e a discussão dos dados, realizadas por meio da triangulação desses dados, considerando-se como dados primários as interações em sala de aula, constata-se que as tarefas problematizadoras são o meio para o desenvolvimento da conscientização por parte dos alunos sobre a realidade que os cerca.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.