<b>Práticas de normalização e de normatização: a subjetivação do sujeito aluno hiperativo na mídia</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.19879

  • Bruno Franceschini Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: análise do discurso, subjetivação, governamentalidade, sujeito aluno hiperativo

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar as práticas discursivas midiáticas que objetivam e subjetivam o sujeito aluno hiperativo. São observados, portanto, os processos discursivos constituintes da identidade desse sujeito da educação, verificando a ocorrência de regularidades discursivas entre o discurso médico e escolar em sua confluência no discurso midiático. Para tanto, são utilizados os preceitos teórico-metodológicos de análise de discursos propostos por Michel Foucault, em especial o que diz respeito às modalidades enunciativas, o poder disciplinar, em especial os conceitos de norma e de normalização, conceitos estes que possibilitam a análise dos efeitos de verdade dos enunciados retirados do corpus deste projeto, sendo este formado por artigos retirados de revistas de circulação nacional, além de textos sobre o Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de sites voltados à educação. Portanto, este trabalho se propõe a analisar as formações discursivas que tratam da constituição identitária desses sujeitos e compreender de que forma as relações de saber-poder e história-memória produzem efeitos de verdade acerca desse sujeito, e como esses efeitos de verdade produzem efeitos de sentido que acabam por marginalizá-lo e caracterizá-lo como agitado, desatento, inquieto, entre outras representações enunciadas por sujeitos discursivos autorizados, que normatizam e disciplinam este sujeito nas instituições sociais.

 

 

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Biografia do Autor

Bruno Franceschini, Universidade Federal de Uberlândia

É graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UEM, na área de Estudos Linguísticos, seguindo a linha de pesquisa "Estudos do texto e do Discurso". Membro do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF-UEM/CNPq) da Universidade Estadual de Maringá. Amparado pelos princípios teóricos-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa e, em particular, pelo método arqueogenealógico proposto por Michel Foucault, atua principalmente nos seguintes temas: discurso, governamentalidade, sujeito da educação. Foi professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) (2012). Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-Graducação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado
2013-07-17
Como Citar
Franceschini, B. (2013). <b>Práticas de normalização e de normatização: a subjetivação do sujeito aluno hiperativo na mídia</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.19879. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(4), 357-366. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i4.19879
Seção
Linguística

 

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