<b>O paradigma da descrição na tradução etnográfica: Levi-Strauss tradutor em <i>Tristes Tropiques

  • Alice Maria de Araújo Ferreira Universidade de Brasília
Palavras-chave: Tristes tropiques, tradução etnográfica, descrição etnográfica, olhar, visível/dizível

Resumo

Tristes Tropiques, de Claude Levi-Strauss, publicado em 1955, é um relato sobre a viagem que o autor/etnógrafo fez na América, em particular no Brasil, nos anos 1930. Com uma poética livre que não obedece a austeridade dos trabalhos científicos, Levi-Strauss instaura uma reflexão que criará uma ruptura decisiva nos estudos etnográficos e nas ciências humanas em geral: a ruptura do olhar. Seu objeto não é propriamente a cultura dos índios no Brasil, mas o próprio Levi-Strauss como sujeito do olhar. Como apreender um objeto que muda à medida que o olhamos? O que faz o olhar ao objeto no momento em que olha, observa, analisa, descreve, enfim, traduz? Trata-se de entender o que o tradutor faz ao discurso do outro quando o traduz. No artigo analisamos diferentes estratégias de tradução do português para o francês que Levi-Strauss propõe em Tristes Tropiques. Pensando a tradução etnográfica a partir do paradigma da descrição e como encontro de culturas (não como substituição), analisamos o processo operado no espaço entre a experiência do olhar e a produção do discurso desse olhar, de maneira a compreender o valor produzido no final do eixo correspondente à tradução-descrição etnográfica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alice Maria de Araújo Ferreira, Universidade de Brasília
Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Atualmente professora de Tradução no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) do Instituto de Letras (IL) na Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD) da Universidade de Brasília.
Publicado
2014-11-14
Como Citar
Ferreira, A. M. de A. (2014). <b>O paradigma da descrição na tradução etnográfica: Levi-Strauss tradutor em <i&gt;Tristes Tropiques. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(4), 383-393. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.23837
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus