O lugar franco-brasileiro de Cenas da natureza nos trópicos
Resumen
Este artigo analisa o argumento de Cenas da natureza nos trópicos e sua influência sobre a poesia, escrito por Ferdinand Denis (1824), a partir de uma reflexão sobre a relação entre o postulado do livro e suas principais referências teóricas. Esta análise, com o objetivo de compreender o lugar e a importância dessa publicação na história literária franco-brasileira, ainda faz uma comparação entre a proposta de Ferdinand Denis em despertar a literatura francesa para as paisagens dos trópicos e a reação dos principais críticos franceses ao pensamento do escritor. Por meio desta análise, observa-se que, ao contrário do Brasil, onde serviu de repertório temático à criação do romantismo brasileiro, Cenas da natureza nos trópicos, assim como a figura de Ferdinand Denis, foi rejeitado pelos literatos franceses devido à limitação das suas propostas teóricas.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.