Transdisciplinaridade na educação linguística com crianças: propulsionando o engajamento textual
Resumo
Tendo em vista os novos desafios que se apresentam para professores e alunos em um contexto já afetado pela falta de diretrizes nacionais, que é o do ensino de línguas adicionais para crianças, compreendemos que atividades transdisciplinares organizadas em uma sequência didática possam potencializar o desenvolvimento linguístico dos alunos, com gêneros textuais como megainstrumento para o ensino e a aprendizagem. Neste trabalho apresentamos análises qualitativas-interpretativistas de excertos de interações ao longo da aplicação de três atividades de uma sequência didática do gênero canção contemporânea pop com foco no engajamento textual para a educação linguística crítica na infância. Foram utilizados elementos da língua inglesa e da linguagem musical para a realização de atividades de caráter transdisciplinar junto aos alunos de uma turma de quarto ano, em uma escola da rede privada de ensino localizada em uma cidade no norte do Paraná, com o objetivo de produzir uma canção contemporânea pop com função motivacional em inglês. Em relação às considerações finais, observamos que a resolução de um problema, por meio da transdisciplinaridade, colaborou para o engajamento textual e o desenvolvimento linguístico dos alunos participantes na pesquisa, resultando na superação de desafios impostos pelo contexto e colaborando para a concretização do projeto de classe proposto.
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