<b>Erotização, normalização e valorização: descontinuidades inscritas na (in)visibilidade dos corpos</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.7578
Resumo
Com o objetivo de dialogar com temáticas responsáveis pela visibilidade do corpo desde o Renascimento até o século XX, Alain Corbain, Jean-Jaques Courtine e Georges Vigarello reúnem em três volumes, sob o título História do Corpo, reflexões acerca do corpo, concebido por diversos campos sociais como um território simbólico-discursivo. Ao colocarem em prática tal projeto, os autores, de renome internacional, procederam à realização de uma obra que, ao lançar um olhar plural e de vertentes diversas sobre o corpo, buscava confirmá-lo como centro de estudos da história humana. A partir da singularidade que caracteriza o conjunto dos três volumes, das possibilidades de reflexão e de diálogo com outras áreas do conhecimento, dentre as quais a da Análise do Discurso, debruça-se, em especial, naquilo que foi apresentado no segundo volume, no qual o corpo é apresentado como objeto da ciência. Esse mesmo corpo, ainda subjacente às influências da religião, é dissecado, avaliado, manuseado, estudado pelos médicos, o que acaba por culminar na produção de verdades de uma época, numa perspectiva que remete à foucaultiana.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.