<b>“Othello”, “Otelo” e a pluralidade cultural na sala de aula</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
Résumé
Neste trabalho, consideramos uma adaptação da obra shakespeareana Othello, promovida por uma editora brasileira para o público infanto-juvenil. Nosso objetivo é oferecer ao professor algumas sugestões, a fim de que possa explorar a questão étnico-racial que envolve o personagem central deste texto em sala de aula. Apontamos, inclusive, para a importância de se realizar um cotejo da adaptação em questão com a peça escrita por Shakespeare, e de se explorar o conhecimento de mundo apresentado pelos estudantes como mecanismos que certamente enriquecerão a abordagem realizada. Tendo em vista o propósito revelado, fazemos uma análise sintética do texto adaptado, bem como tecemos algumas considerações que seguem a fundamentação teórica do texto, esta divida em três momentos. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre as adaptações literárias, enfocando o modo como se dá sua aceitação para uso nas escolas; em seguida, uma seção versa sobre a representação de grupos étnico-raciais minoritários no livro didático; finalmente, discorremos sobre o posicionamento do PCNs – Temas Transversais (uma diretriz nacional para o Ensino Básico) sobre a pluralidade cultural. Ressaltamos que longe de lançar juízos de valor sobre a adaptação selecionada, nosso interesse recai sobre a possibilidade de incentivar a realização de um trabalho multidisciplinar.Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.