<b>“Othello”, “Otelo” e a pluralidade cultural na sala de aula</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543

  • Giselle Rodrigues Ribeiro Universidade de São Paulo

Résumé

Neste trabalho, consideramos uma adaptação da obra shakespeareana Othello, promovida por uma editora brasileira para o público infanto-juvenil. Nosso objetivo é oferecer ao professor algumas sugestões, a fim de que possa explorar a questão étnico-racial que envolve o personagem central deste texto em sala de aula. Apontamos, inclusive, para a importância de se realizar um cotejo da adaptação em questão com a peça escrita por Shakespeare, e de se explorar o conhecimento de mundo apresentado pelos estudantes como mecanismos que certamente enriquecerão a abordagem realizada. Tendo em vista o propósito revelado, fazemos uma análise sintética do texto adaptado, bem como tecemos algumas considerações que seguem a fundamentação teórica do texto, esta divida em três momentos. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre as adaptações literárias, enfocando o modo como se dá sua aceitação para uso nas escolas; em seguida, uma seção versa sobre a representação de grupos étnico-raciais minoritários no livro didático; finalmente, discorremos sobre o posicionamento do PCNs – Temas Transversais (uma diretriz nacional para o Ensino Básico) sobre a pluralidade cultural. Ressaltamos que longe de lançar juízos de valor sobre a adaptação selecionada, nosso interesse recai sobre a possibilidade de incentivar a realização de um trabalho multidisciplinar.

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Biographie de l'auteur

Giselle Rodrigues Ribeiro, Universidade de São Paulo
Mestranda em Letras no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo – USP/SP.
Publiée
2011-03-28
Comment citer
Ribeiro, G. R. (2011). <b>“Othello”, “Otelo” e a pluralidade cultural na sala de aula</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(1), 97-106. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
Rubrique
Litèrature

 

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