AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO CADEIRA – ALUNO NA SALA DE AULA E DISCRIMINAÇÃO DE DESCONFROTO E ALTERAÇÕES POSTURAIS

  • Ellen Flávia Bacarin Ernesto Zachêo Fisioterapeuta, especialista em morfofisiologia aplicada à reabilitação osteoarticular e neurológica pela Universidade Estadual Maringá
  • Fátima Aparecida Caromano Professora doutora do curso de fisioterapia da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: ergonomia, fisioterapia, comportamento

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mensurar o mobiliário utilizado em sala de aula, analisar a relação real-ideal, registrar as posturas e as referências de conforto referidas pelos usuários. Utilizaram-se técnicas de observação sistematizada e entrevista. Constatou-se que tanto as dimensões quanto às posturas induzidas pelo imobiliário estavam inadequadas; 85% dos 20 alunos entrevistados consideravam a cadeira desconfortável; 45% referiram problemas ortopédicos. Fazem-se necessários estudos para otimizar a relação aluno-mobiliário escolar.

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Biografia do Autor

Ellen Flávia Bacarin Ernesto Zachêo, Fisioterapeuta, especialista em morfofisiologia aplicada à reabilitação osteoarticular e neurológica pela Universidade Estadual Maringá
Fisioterapeuta, especialista em morfofisiologia aplicada à reabilitação osteoarticular e neurológica pela Universidade Estadual Maringá
Fátima Aparecida Caromano, Professora doutora do curso de fisioterapia da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo
Professora doutora do curso de fisioterapia da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo
Publicado
2013-03-15
Como Citar
1.
Zachêo EFBE, Caromano FA. AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO CADEIRA – ALUNO NA SALA DE AULA E DISCRIMINAÇÃO DE DESCONFROTO E ALTERAÇÕES POSTURAIS. arqmudi [Internet]. 15º de março de 2013 [citado 6º de novembro de 2025];7(2):5-12. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20102
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior