AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO CADEIRA – ALUNO NA SALA DE AULA E DISCRIMINAÇÃO DE DESCONFROTO E ALTERAÇÕES POSTURAIS

  • Ellen Flávia Bacarin Ernesto Zachêo Fisioterapeuta, especialista em morfofisiologia aplicada à reabilitação osteoarticular e neurológica pela Universidade Estadual Maringá
  • Fátima Aparecida Caromano Professora doutora do curso de fisioterapia da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi mensurar o mobiliário utilizado em sala de aula, analisar a relação real-ideal, registrar as posturas e as referências de conforto referidas pelos usuários. Utilizaram-se técnicas de observação sistematizada e entrevista. Constatou-se que tanto as dimensões quanto às posturas induzidas pelo imobiliário estavam inadequadas; 85% dos 20 alunos entrevistados consideravam a cadeira desconfortável; 45% referiram problemas ortopédicos. Fazem-se necessários estudos para otimizar a relação aluno-mobiliário escolar.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ellen Flávia Bacarin Ernesto Zachêo, Fisioterapeuta, especialista em morfofisiologia aplicada à reabilitação osteoarticular e neurológica pela Universidade Estadual Maringá
Fisioterapeuta, especialista em morfofisiologia aplicada à reabilitação osteoarticular e neurológica pela Universidade Estadual Maringá
Fátima Aparecida Caromano, Professora doutora do curso de fisioterapia da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo
Professora doutora do curso de fisioterapia da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo
Publicado
2013-03-15
Cómo citar
1.
Zachêo EFBE, Caromano FA. AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO CADEIRA – ALUNO NA SALA DE AULA E DISCRIMINAÇÃO DE DESCONFROTO E ALTERAÇÕES POSTURAIS. arqmudi [Internet]. 15 de marzo de 2013 [citado 6 de noviembre de 2025];7(2):5-12. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20102
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior