AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO CADEIRA – ALUNO NA SALA DE AULA E DISCRIMINAÇÃO DE DESCONFROTO E ALTERAÇÕES POSTURAIS
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi mensurar o mobiliário utilizado em sala de aula, analisar a relação real-ideal, registrar as posturas e as referências de conforto referidas pelos usuários. Utilizaram-se técnicas de observação sistematizada e entrevista. Constatou-se que tanto as dimensões quanto às posturas induzidas pelo imobiliário estavam inadequadas; 85% dos 20 alunos entrevistados consideravam a cadeira desconfortável; 45% referiram problemas ortopédicos. Fazem-se necessários estudos para otimizar a relação aluno-mobiliário escolar.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







