COLETA SELETIVA DE LIXO COMO QUESTÃO DE CIDADANIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EDUCATIVA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS

  • Ana Paula Vidotti Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: compostagem, lixo, ciências

Resumo

A escola desempenha efetiva contribuição social na formação humana, uma vez que a educação tem um papel importante na construção da cidadania. Dessa forma a proposta desta intervenção partiu do pressuposto de que a Educação Ambiental é, sobretudo, Educação e deve voltar-se mais para ações práticas de socialização dos indivíduos envolvidos na problemática. O trabalho desenvolveu-se, inicialmente, junto aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vila Rica do Espírito Santo, na cidade de Fênix, Paraná, com enfoque na Coleta Seletiva de Lixo e a Reciclagem, como lidar com a questão do lixo e a preservação do meio ambiente. Os alunos envolvidos neste trabalho pedagógico para conscientizar sobre a importância da preservação e sustentabilidade do meio ambiente na manutenção do equilíbrio sócio-ambiental, compreenderam o papel deles neste contexto e estenderam a prosposta a comunidade escolar e a comunidade local, por meio de informações, pesquisa escolar, sensibilização e ações educativas a respeito da conscientização ambiental e coleta seletiva de lixo como prática de cidadania. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Vidotti, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências Morfológicas

Referências

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Publicado
2016-12-06
Como Citar
1.
Vidotti AP. COLETA SELETIVA DE LIXO COMO QUESTÃO DE CIDADANIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EDUCATIVA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS. arqmudi [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 2º de novembro de 2025];20(2):43-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/32328
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior