COLETA SELETIVA DE LIXO COMO QUESTÃO DE CIDADANIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EDUCATIVA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS

  • Ana Paula Vidotti Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: compostagem, lixo, ciências

Resumo

A escola desempenha efetiva contribuição social na formação humana, uma vez que a educação tem um papel importante na construção da cidadania. Dessa forma a proposta desta intervenção partiu do pressuposto de que a Educação Ambiental é, sobretudo, Educação e deve voltar-se mais para ações práticas de socialização dos indivíduos envolvidos na problemática. O trabalho desenvolveu-se, inicialmente, junto aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vila Rica do Espírito Santo, na cidade de Fênix, Paraná, com enfoque na Coleta Seletiva de Lixo e a Reciclagem, como lidar com a questão do lixo e a preservação do meio ambiente. Os alunos envolvidos neste trabalho pedagógico para conscientizar sobre a importância da preservação e sustentabilidade do meio ambiente na manutenção do equilíbrio sócio-ambiental, compreenderam o papel deles neste contexto e estenderam a prosposta a comunidade escolar e a comunidade local, por meio de informações, pesquisa escolar, sensibilização e ações educativas a respeito da conscientização ambiental e coleta seletiva de lixo como prática de cidadania. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Vidotti, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências Morfológicas

Referências

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1991. Dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 27 de abril de 1999; 178o da Independência e 111o da República.

CAVINATTO, Vilma Maria; RODRIGUES, Francisco Luiz. Lixo: de onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna, 2003.

DIAS, Genebaldo Freire. “O metabolismo dos Ecossistemas Urbanos como Recurso Instrucional para Atividades de EA”. Seminário Universidade e Meio Ambiente. UFMG/Ibama, Belo Horizonte, 1993.

JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio Ambiente desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA. 2003.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MAGALHÃES. S. I. Rodrigues.Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores Universidade de Aveiro, Portugal Revista Portuguesa de Educação, 2006, 19(2), pp. 85-110 CIEd - Universidade do Minho.

MARCATTO, C. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOMTES CLAROS - Coleta Seletiva. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&NR=1>. Acesso em: abril 2011.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2001

SENAC CE. Curso de Educação Ambiental a Distância: meio ambiente e qualidade de vida. Ceará, 2008.

Publicado
2016-12-06
Como Citar
1.
Vidotti AP. COLETA SELETIVA DE LIXO COMO QUESTÃO DE CIDADANIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EDUCATIVA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS. arqmudi [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 6º de setembro de 2025];20(2):43-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/32328
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior