COLETA SELETIVA DE LIXO COMO QUESTÃO DE CIDADANIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM EDUCATIVA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS
Abstract
A escola desempenha efetiva contribuição social na formação humana, uma vez que a educação tem um papel importante na construção da cidadania. Dessa forma a proposta desta intervenção partiu do pressuposto de que a Educação Ambiental é, sobretudo, Educação e deve voltar-se mais para ações práticas de socialização dos indivíduos envolvidos na problemática. O trabalho desenvolveu-se, inicialmente, junto aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vila Rica do Espírito Santo, na cidade de Fênix, Paraná, com enfoque na Coleta Seletiva de Lixo e a Reciclagem, como lidar com a questão do lixo e a preservação do meio ambiente. Os alunos envolvidos neste trabalho pedagógico para conscientizar sobre a importância da preservação e sustentabilidade do meio ambiente na manutenção do equilíbrio sócio-ambiental, compreenderam o papel deles neste contexto e estenderam a prosposta a comunidade escolar e a comunidade local, por meio de informações, pesquisa escolar, sensibilização e ações educativas a respeito da conscientização ambiental e coleta seletiva de lixo como prática de cidadania.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1991. Dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 27 de abril de 1999; 178o da Independência e 111o da República.
CAVINATTO, Vilma Maria; RODRIGUES, Francisco Luiz. Lixo: de onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna, 2003.
DIAS, Genebaldo Freire. “O metabolismo dos Ecossistemas Urbanos como Recurso Instrucional para Atividades de EA”. Seminário Universidade e Meio Ambiente. UFMG/Ibama, Belo Horizonte, 1993.
JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio Ambiente desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA. 2003.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MAGALHÃES. S. I. Rodrigues.Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores Universidade de Aveiro, Portugal Revista Portuguesa de Educação, 2006, 19(2), pp. 85-110 CIEd - Universidade do Minho.
MARCATTO, C. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOMTES CLAROS - Coleta Seletiva. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&NR=1>. Acesso em: abril 2011.
REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2001
SENAC CE. Curso de Educação Ambiental a Distância: meio ambiente e qualidade de vida. Ceará, 2008.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
