PRODUÇÃO DE ANIMAIS ROBÓTICOS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR
Resumo
A prática pedagógica foi idealizada diante a realidade tecnológica atual como uma proposta diferenciada aplicando uma metodologia diferenciada a serviço do ensino e da aprendizagem significativa. O trabalho teve como escopo promover aos estudantes do Ensino Médio condições para construção de um animal robótico perante os conteúdos previstos para as turmas de 2ª séries, inseridos nas disciplinas de Biologia e Física, bem como utilização das ferramentas tecnológicas e científicas. A metodologia envolve a robótica educacional como um recurso pedagógico para contribuir o desenvolvimento cognitivo, criativo, lúdico, tecnológico e independente dos estudantes. Esta proposta interdisciplinar norteou a utilização da robótica para estudar conceitos de cinemática e programação na produção do protótipo e o protagonismo na pesquisa da diversidade da fauna biológica e suas distintas formas de vida. Os alunos expuseram a metodologia e programação desenvolvida por meio de workshop em sala de aula, explanando as características principais da classe animal escolhida, suas curiosidades e forma de vida. A fim de promover uma inter-relação entre a Biologia e conceitos da Física, a prática teve como princípio aproximar o conteúdo teórico com a realidade tecnológica expressando a vida real dos animais baseados nas teorias do movimento de acordo com as leis físicas.
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Referências
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