SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE ELETRICIDADE A PARTIR DE CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS

Palavras-chave: Ensino de Física, Concepções Alternativas, Eletricidade

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de Sequência Didática (SD) para investigação de conceitos sobre eletricidade a partir das concepções prévias dos estudantes e relatamos a aplicação em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. A SD proposta tem uma abordagem qualitativa, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas e utiliza ferramentas facilmente acessíveis podendo ser facilmente replicada em condições de sala de aula. O desenvolvimento das atividades previstas na SD, induz o confronto entre as ideias provenientes dos conhecimentos prévios dos estudantes e o conhecimento científico, o que proporciona a oportunidade para que o professor, agindo como mediador, contribua para o rompimento das concepções prévias em favor do conhecimento científico. Nossas observações sobre o andamento das atividades indicam a necessidade da interferência do professor reforçando a interação entre o conhecimento prévio ou os espontâneos com os conceitos relevantes que se pretende ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reginaldo A. Zara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Reginaldo A. Zara Professor Associado  da Unioeste. Atua no Programa de Pós-graduação em Ensino - Unioeste e no Mestrado Nacional Professional em Ensino de Física, polo UTFPR - Medianeira.  
Leandro Marcos Weizenmann

Professor de Física da Rede de Educação do EStado do Paraná

Mestre em Ensino de Física pelo do MNPEF, polo UTFPR - Medianeira

Referências

ANDRADE, F. A. L. de, et al. Recorrência de concepções alternativas sobre corrente elétrica em circuitos simples. Rev. Bras. Ensino Fís. v. 40, e3406, 2018
CRESPO, Miguel Ángel Gómez; POZO, Juan Ignacio. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GRAVINA, M. H.; BUCHWEITZ, B. Mudanças nas concepções alternativas de estudantes relacionadas com eletricidade. Rev. Bras. Ens. Fís. v. 16, p.110-119,1994.
LABURÚ, Carlos Eduardo; PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. Estudo de circuitos elétricos por meio de desenhos dos alunos: uma estratégia pedagógica para explicitar as dificuldades conceituais. Cad. Bras. Ens.Fís., v. 26, p.24-47,2009.
MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, ed. Ampliada. 2011
PhET, Projeto PhET Simulações Interativas, Universidade de Colorado Boulder, https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Consultado em 24 de junho de 2020.
SHIPSTONE D. M. et al. A study of students’ understanding of electricity in five European countries, Int. J. Sci. Edu. Vol 10, 303-316, 1988
SOLANO, F. et al . Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 24, p. 460-470, 2002
SILVEIRA F.L., MOREIRA M.A., AXT R., Validação de um teste para verificar se aluno possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples, Cienc. Cult. 41, 1129 (1989).
SILVEIRA F.L. Um teste para verificar se o respondente possui concepções científicas sobre corrente elétrica em circuitos simples, In Física no ensino médio: falhas e soluções. Org: Rocha Filho, J. B. Porto Alegre: Edipucrs, p. 61-67, 2011
Publicado
2020-12-01
Como Citar
1.
Zara RA, Weizenmann LM. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE ELETRICIDADE A PARTIR DE CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS . arqmudi [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 26º de setembro de 2025];24(3):256-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55486
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior