SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE ELETRICIDADE A PARTIR DE CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma proposta de Sequência Didática (SD) para investigação de conceitos sobre eletricidade a partir das concepções prévias dos estudantes e relatamos a aplicação em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. A SD proposta tem uma abordagem qualitativa, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas e utiliza ferramentas facilmente acessíveis podendo ser facilmente replicada em condições de sala de aula. O desenvolvimento das atividades previstas na SD, induz o confronto entre as ideias provenientes dos conhecimentos prévios dos estudantes e o conhecimento científico, o que proporciona a oportunidade para que o professor, agindo como mediador, contribua para o rompimento das concepções prévias em favor do conhecimento científico. Nossas observações sobre o andamento das atividades indicam a necessidade da interferência do professor reforçando a interação entre o conhecimento prévio ou os espontâneos com os conceitos relevantes que se pretende ensinar.
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Referências
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