A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH

Palavras-chave: Educação Inclusiva; TDAH; Motivação escolar; Ensino de Física.

Resumo

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico e comumente os sintomas se manifestam na infância. Este transtorno afeta, muitas vezes, o comportamento do aluno em sala de aula podendo dificultar o processo de ensino e aprendizagem. Logo, este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa teórica sobre a motivação escolar; e como objetivos específicos compreender de que forma a motivação escolar pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos com TDAH e propor ferramentas, assim como estratégias de ensino, em especial para a disciplina de física, que possam vir a contribuir para o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos alunos. Inicialmente, buscou-se conceituar e compreender o significado da palavra motivação para então estender esse conceito para o ambiente escolar. Em seguida, discorreu-se sobre a importância de motivar os alunos, em especial, os discentes com TDAH e foram abordadas algumas estratégias de aprendizagem ativa (metodologias ativas) como ferramentas para motivar os alunos, de modo geral, no processo de aprendizagem.

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Publicado
2022-04-16
Como Citar
1.
Nunes G, Felipe da Silva Tupan L, Colombelli de Souza Correa P, Dell’Anhól J. A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH . arqmudi [Internet]. 16º de abril de 2022 [citado 26º de setembro de 2025];26(1):1-13. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/61114
Seção
Artigo Original em Ciências Exatas