A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE FÍSICA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH
Resumo
O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico e comumente os sintomas se manifestam na infância. Este transtorno afeta, muitas vezes, o comportamento do aluno em sala de aula podendo dificultar o processo de ensino e aprendizagem. Logo, este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa teórica sobre a motivação escolar; e como objetivos específicos compreender de que forma a motivação escolar pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos com TDAH e propor ferramentas, assim como estratégias de ensino, em especial para a disciplina de física, que possam vir a contribuir para o desenvolvimento acadêmico e intelectual dos alunos. Inicialmente, buscou-se conceituar e compreender o significado da palavra motivação para então estender esse conceito para o ambiente escolar. Em seguida, discorreu-se sobre a importância de motivar os alunos, em especial, os discentes com TDAH e foram abordadas algumas estratégias de aprendizagem ativa (metodologias ativas) como ferramentas para motivar os alunos, de modo geral, no processo de aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
ARAUJO, I. S.; MAZUR,E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem de física, Cad. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 2: p. 362-384, ago. 2013
BACICH, L., MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática, Porto Alegre: Penso, p. 238, ISBN:978-85-8429-115-1 2018.
BENCZIK, E. B. P.; BROMBERG, M. C. Intervenções na escola. In: ROHD, L. A.; MATTOS, P. Princípios e estratégias em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003. Acesso em: 15 ago. 2018.
CARDOSO MAIA CAMARGO, C.A., FERREIRA CAMARGO, M.A. E OLIVEIRA SOUZA, V. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem, Revista Thema, v. 16, n.3, 2019.
CUNHA VLO, SILVA C, LOURENCETTI MD, PADULA NAMR, CAPELLINI SA. Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguísticas e de leitura. Rev CEFAC. 2013; 15(1):40-50.
FERREIRA, C. TDAH na infância: Transtorno do Déficit de Atenção/hiperatividade. Orientações e técnicas facilitadoras. Belo Horizonte: Uni duni; 2008.
GUIMARÃES, S.E.R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BZUNECK, J.A.; BORUCHOVITCH, E. (Orgs.). A Motivação do Aluno: Contribuições da psicologia contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. p. 37-55.
LEÃO, G. B. O., SOFIATO, C. G. A Educação deCegos no Brasil do Século XIX: Revisitando a História. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.25, n.2, p.283-300, Abr.-Jun., 2019.
LOBO PD’AS, LIMA LAM. Comparação do desempenho em leitura de palavras de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev CEFAC. 2008; 10(4):471-83.
MATOS, Paulo; SERRA-PINHEIRO, Maria A.; ROHDE, Luis A.; PINTO, Diana. Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTASNAP-IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposição. Revista de Psiquiatria, RS, v. 3, n 28, p. 290-297, set./dez. 2006.
MIRANDA M, RIZZUTTI S, MUSZKAT M. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. In: Miranda M, Muszkat M, Mello CB, eds. Neuropsicologia do desenvolvimento: Transtornos do neurodesenvolvimento. Rio de Janeiro: Rubio; 2013. p. 31-60.
MOURA TELES, L., MIRANDOLA SILVA, K. P. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Revista eletrônica Acerbo Saúde. ISSN 2178-2091, vol. 22, e2016, 2019.
NUNES, S. S., SAIA, A. L.,TAVARES, R. E. Educação Inclusiva: Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 35(4), 1106-1119, 2015.
OLIVEIRA, ANTÔNIO NUNES DE; ANDRADE, PAULO ALBERTO AVELINO; SIQUEIRA, MARCOS CIRINEU AGUIAR. A motivação em sala de aula: o que dizem os alunos sobre as aulas de Física do Ensino Médio?. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v.5, n.2, p: 130 – 150, Julho/Dezembro 2018. https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/2717. Acessado em: 10 dez. 2020.
PATRICIA VIEIRA DE OLIVEIRA1; MAURO MUSZKAT2; MARIA FERNANDA BATISTA COELHO DA FONSECA: Relação entre índice de motivação escolar e desempenho acadêmico de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e grupo controle; Ano 2019 - Volume 36 - Edição 109: Acessado http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/584/relacao-entre-indice-de-motivacao-escolar-e-desempenho-academico-de-criancas-com-transtorno-de-deficit-de-atencao-hiperatividade-e-grupo-controle 06 dez 2020
RYAN, RICHARD M; DECI EDWARD L. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology 25, 54–67 (2000) doi:10.1006/ceps.1999.1020, Site: http://www.idealibrary.com. Acessado em: Jul. 2020.
RUFINI GUIMARÃES, S.E.; BORUCHOVITCH, E. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação, p.143-150, 2004.
SÁNCHEZ, P. A. A educação inclusiva: um meio de construir escola para todos no século XXI. In: Revista da educação especial – out/2005.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas – TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. 4ª Ed. São Paulo: Globo, 2014.
SOARES, L. M. A motivação no processo de aprendizagem. 2017. 31 f.. (Monografia). UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES / AVM
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
