DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO DE QUÍMICA: UMA PERSPECTIVA DO ALUNO

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial, Ensino de Química, COVID-19, Ensino Superior

Resumo

A pandemia do SARs-CoV-2 e o distanciamento social trouxe muitos impactos à formação dos estudantes de graduação afetando, principalmente, os ingressantes na universidade. Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que dificultam a aprendizagem na disciplina de Química pelos estudantes dos cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia, campus IX, durante o ensino remoto emergencial causado pela COVID-19. Esse estudo foi conduzido através da estratégia Websurvey, com a participação de 29 estudantes selecionados aleatoriamente. O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e abertas divididas em duas seções, onde a primeira referente às características sóciodemográficas dos participantes e a segunda seção com questões relacionadas às dificuldades vivenciadas em decorrência do ensino remoto emergencial. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes, provenientes de escolas públicas, apresentaram dificuldades na disciplina de Química na graduação. Essas dificuldades, que em parte, está relacionada a ausência de aprendizagem significativa na educação básica, foi agravada pelos desafios enfrentados pelos discentes durante o Ensino Remoto Emergencial. Elencando os fatores que dificultam a aprendizagem na disciplina de Química durante o ensino remoto emergencial, pode-se citar internet de péssima qualidade, equipamentos precários, ambiente familiar inadequado e poucas familiaridades com as tecnologias.

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Biografia do Autor

Mayana Valentin Santana, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia 

Francielle Milton Lira, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia 

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Publicado
2022-04-25
Como Citar
1.
Bulhões FKM, Santana MV, Lira FM, Rego EL do. DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO DE QUÍMICA: UMA PERSPECTIVA DO ALUNO. arqmudi [Internet]. 25º de abril de 2022 [citado 26º de setembro de 2025];26(1):217-26. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/62209
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior