DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO DE QUÍMICA: UMA PERSPECTIVA DO ALUNO
Resumo
A pandemia do SARs-CoV-2 e o distanciamento social trouxe muitos impactos à formação dos estudantes de graduação afetando, principalmente, os ingressantes na universidade. Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que dificultam a aprendizagem na disciplina de Química pelos estudantes dos cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia, campus IX, durante o ensino remoto emergencial causado pela COVID-19. Esse estudo foi conduzido através da estratégia Websurvey, com a participação de 29 estudantes selecionados aleatoriamente. O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e abertas divididas em duas seções, onde a primeira referente às características sóciodemográficas dos participantes e a segunda seção com questões relacionadas às dificuldades vivenciadas em decorrência do ensino remoto emergencial. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes, provenientes de escolas públicas, apresentaram dificuldades na disciplina de Química na graduação. Essas dificuldades, que em parte, está relacionada a ausência de aprendizagem significativa na educação básica, foi agravada pelos desafios enfrentados pelos discentes durante o Ensino Remoto Emergencial. Elencando os fatores que dificultam a aprendizagem na disciplina de Química durante o ensino remoto emergencial, pode-se citar internet de péssima qualidade, equipamentos precários, ambiente familiar inadequado e poucas familiaridades com as tecnologias.
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