DESAFIOS E REFLEXÕES ACERCA DA ESCASSEZ DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Meio ambiente. Conscientização. Lúdico.

Resumo

Este artigo foi elaborado como parte integrante dos requisitos da disciplina de Educação Ambiental do curso de pedagogia no Centro Universitário do Sagrado Coração. Diante da escassez do ensino ambiental em instituições de educação infantil, abordamos a necessidade de incorporar um ensino efetivo de educação ambiental para os alunos nessa fase crucial, onde se iniciam as bases de valores que os acompanharão ao longo da vida. O objetivo principal é sensibilizar e conscientizar as crianças de forma lúdica em relação ao meio ambiente. Portanto, foi realizado uma oficina com a temática “pequenos guardiões do meio ambiente”. Essa pesquisa-ação proporcionou uma experiência prática na escola, envolvendo a mobilização e apoio significativo da maioria dos funcionários. Os resultados esperados foram alcançados com sucesso, evidenciados pelo interesse e participação ativa dos alunos e de toda comunidade escolar nas práticas propostas sobre a consciência ambiental.

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Referências

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Publicado
2024-04-10
Como Citar
1.
da Silva Borgato F, Mazzi JM, de Oliveira Scaramussi G. DESAFIOS E REFLEXÕES ACERCA DA ESCASSEZ DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. arqmudi [Internet]. 10º de abril de 2024 [citado 6º de setembro de 2025];28(1):82-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70426
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior