JOGO DIDÁTICO “TRÊS PISTAS EM AÇÃO”: DESVENDANDO OS SISTEMAS” PARA O ENSINO INTEGRADO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Jogo didático. Fisiologia humana. Metodologias ativas.

Resumo

Observando a necessidade em romper com a forma fragmentada e memorização de conteúdos pela qual o ensino de fisiologia muitas vezes é conduzido nas salas de aula, é notória a necessidade de novas práticas pedagógicas diferenciadas que favoreçam a integração de conceitos, estimulem o pensamento crítico e ofereçam oportunidades para a aplicação do conhecimento em situações do mundo real. O papel dos jogos pode ser uma ferramenta para favorecer o processo de ensino aprendizagem, uma vez que podem motivar a participação do aluno e despertar o interesse em sala de aula. Diante disso, nosso objetivo foi desenvolver e aplicar o jogo “Três Pistas em ação: Desvendando os sistemas” sobre os sistemas digestório, circulatório e excretor. O jogo foi aplicado a estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio e após sua aplicação os alunos responderam um questionário de usabilidade referente a este jogo. Por meio da análise dos questionários de usabilidade do jogo didático percebemos que o jogo desenvolvido atuou como agente motivador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Assim, concluímos que a utilização de metodologias alternativas pode potencializar o entendimento de conceitos básicos relacionados à fisiologia humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BARROS, M. G. F. B.; MIRANDA, J. C; COSTA, R. C. Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 19, n.23, p.1-3, 2019.

BORGES, G. A. et al. Body: Um jogo digital educacional de tabuleiro na área de fisiologia humana. Proceedings of SBGames, p. 412-420, 2016.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, v.2, 2006

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4ª. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 126p.

SILVA, I. A. et al. Board Game e Role-Playing Game (RPG) minicurso sobre confecção de jogos didáticos e sua aplicação em medidas socioeducativas: relato de experiência no IFPB - CAMPUS CABEDELO/PB. Revista Vivências em Ensino de Ciências. V.2, p. 13-23, 2018.
Publicado
2024-08-08
Como Citar
1.
Silva M, Silva KVM. JOGO DIDÁTICO “TRÊS PISTAS EM AÇÃO”: DESVENDANDO OS SISTEMAS” PARA O ENSINO INTEGRADO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS. arqmudi [Internet]. 8º de agosto de 2024 [citado 6º de setembro de 2025];28(2):01-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/71887
Seção
Artigo Original em Ciências, Biologia e Biodiversidade