JOGO DIDÁTICO “TRÊS PISTAS EM AÇÃO”: DESVENDANDO OS SISTEMAS” PARA O ENSINO INTEGRADO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS
Resumen
Observando a necessidade em romper com a forma fragmentada e memorização de conteúdos pela qual o ensino de fisiologia muitas vezes é conduzido nas salas de aula, é notória a necessidade de novas práticas pedagógicas diferenciadas que favoreçam a integração de conceitos, estimulem o pensamento crítico e ofereçam oportunidades para a aplicação do conhecimento em situações do mundo real. O papel dos jogos pode ser uma ferramenta para favorecer o processo de ensino aprendizagem, uma vez que podem motivar a participação do aluno e despertar o interesse em sala de aula. Diante disso, nosso objetivo foi desenvolver e aplicar o jogo “Três Pistas em ação: Desvendando os sistemas” sobre os sistemas digestório, circulatório e excretor. O jogo foi aplicado a estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio e após sua aplicação os alunos responderam um questionário de usabilidade referente a este jogo. Por meio da análise dos questionários de usabilidade do jogo didático percebemos que o jogo desenvolvido atuou como agente motivador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Assim, concluímos que a utilização de metodologias alternativas pode potencializar o entendimento de conceitos básicos relacionados à fisiologia humana.
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Citas
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