A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO E RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Isabela Peixoto Martins
  • Carmem Patrícia Barbosa
  • Marli Aparecida Defani
Palavras-chave: Sexualidade; Escola; Metodologia ativa

Resumo

A educação sexual no âmbito escolar é imprescindível para formação integral do aluno, a partir da abordagem dos conceitos biológicos e científicos é possível promover discussões que englobam as vivências e a subjetividade de cada pessoa, observando a construção social da sexualidade ao longo da história. Dessa forma, este trabalho pretende analisar como é a abordagem do tema Educação Sexual no ensino básico através da revisão de artigos e da aplicação de uma atividade de metodologia ativa em uma escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Como aporte teórico utilizamos as obras de Eliane Rose Maio (2018) Gênero e sexualidade: Interfaces educativas, Mary Neide Damico Figueiró (2020) Educação Sexual: retomando uma proposta, um desafio e Paulo Freire (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Nesse sentido, para alcançar o objetivo proposto, foram analisadas as contribuições da educação sexual na formação biopsicossocial do estudante e o enfretamento da violência sexual e de gênero por meio dessa formação. As atividades foram desenvolvidas com os educandos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio matriculados na Rede Estadual de Educação, a respeito da anatomia do Sistemas Genitais Feminino e Masculino, Métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), utilizando as metodologias ativas. Relatamos no presente artigo as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Alberto J. Byington Junior, localizado na cidade de Maringá - PR.

 

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Publicado
2024-12-11
Como Citar
1.
Martins IP, Barbosa CP, Defani MA. A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO E RELATO DE EXPERIÊNCIA. arqmudi [Internet]. 11º de dezembro de 2024 [citado 6º de setembro de 2025];28(3):61-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/73392
Seção
Artigo Original em Ciências, Biologia e Biodiversidade