A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO E RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A educação sexual no âmbito escolar é imprescindível para formação integral do aluno, a partir da abordagem dos conceitos biológicos e científicos é possível promover discussões que englobam as vivências e a subjetividade de cada pessoa, observando a construção social da sexualidade ao longo da história. Dessa forma, este trabalho pretende analisar como é a abordagem do tema Educação Sexual no ensino básico através da revisão de artigos e da aplicação de uma atividade de metodologia ativa em uma escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Como aporte teórico utilizamos as obras de Eliane Rose Maio (2018) Gênero e sexualidade: Interfaces educativas, Mary Neide Damico Figueiró (2020) Educação Sexual: retomando uma proposta, um desafio e Paulo Freire (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Nesse sentido, para alcançar o objetivo proposto, foram analisadas as contribuições da educação sexual na formação biopsicossocial do estudante e o enfretamento da violência sexual e de gênero por meio dessa formação. As atividades foram desenvolvidas com os educandos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio matriculados na Rede Estadual de Educação, a respeito da anatomia do Sistemas Genitais Feminino e Masculino, Métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), utilizando as metodologias ativas. Relatamos no presente artigo as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Alberto J. Byington Junior, localizado na cidade de Maringá - PR.
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