Distorção idade-série no ensino fundamental no Brasil: série histórica 2018-2021

Palavras-chave: crianças, ensino primário, escolaridade

Resumo

Objetivo: avaliar a evolução da distorção idade-série no ensino fundamental, por região brasileira na série histórica de 2018 a 2021 e verificar se o IDH e/ou a taxa de matrículas impactaram nesta distorção. Métodos: os dados foram coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Resultados: em 2021, a distorção idade-série diminuiu consideravelmente, e o IDH teve um impacto positivo nessa redução. Em 2019, antes da pandemia, dois em cada dez estudantes no Brasil já estavam em situação de distorção idade-série, levando em consideração que nem todos os estudantes tiveram acesso ao ensino remoto durante o período pandêmico, o que excluiu os mais vulneráveis. Conclusão: Estes achados possibilitam que gestores e professores tenham conhecimento da evolução desta condição a fim de formular estratégias pensando tanto no aumento do IDH como forma de redução da distorção-idade série.

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Publicado
2025-05-27
Como Citar
1.
Buranello MC, Ferreira LJ, Tozati CL, Ramos S B, Borges MC, Brunherotti MAA. Distorção idade-série no ensino fundamental no Brasil: série histórica 2018-2021. arqmudi [Internet]. 27º de maio de 2025 [citado 6º de setembro de 2025];29(2):e76008. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/76008
Seção
Artigo original