COMO TRABALHAR TEMAS DE CIÊNCIAS DE FORMA DINÂMICA E CONSTRUTIVA: UMA EXPERIÊNCIA
Abstract
As aulas de Ciências tornam-se mais interessantes e eficientes quando se apresenta aos alunos a possibilidade de criar meios para buscar respostas através de maior diversidade de materialpedagógico para trabalhar o conteúdo abordado. Este trabalho tem por objetivo propor uma metodologia para que os alunos possam trabalhar com a imaginação e criatividade. Para tanto,
preocupou-se primeiramente, em avaliar o conhecimento real dos alunos da 6ª série do Ensino Fundamental sobre vírus, através de roteiros e desenhos, a fim de detectar as dificuldades dos mesmos em construir o conhecimento de forma concreta. Em seguida, utilizou-se diferentes técnicas, como a
preparação de maquetes, apresentação do tema e construção de jogos didáticos, com o objetivo de abordar o tema e, finalmente, comparar os dados coletados inicialmente com os adquiridos durante o trabalho. Ao trabalhar diversas atividades sobre o mesmo conteúdo, obtêm-se diferentes formas de
registros, o que permite concluir que cada etapa é importante para que o aluno desenvolva a aprendizagem no seu tempo de compreensão.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
