ANÁLISE DE NECESSIDADES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

  • Francisco Sacristán Romero Professor Titular interino do Departamento de Historia de la Comunicación Social de la Universidad Complutense de Madrid

Abstract

Apesar do conceito “análise de necessidades” parecer relativamente novo dentro do âmbito da educação, ele tem sido informalmente desde sempre aplicado. O aprofundamento sobre as necessidades é um poderoso instrumento que permite averiguar “o quê” o “cliente” necessita para poder lhe vender. A utilização desta terminologia comercial se torna cada vez mais adequada, uma vez que as instituições educacionais “vendem” um produto muito especial – a educação – a um cliente,
também, muito peculiar – o estudante. Neste trabalho procuramos dar respostas às muitas das indagações de docentes que, como no meu caso, sempre procuram ir mais além nessa relação tão complicada que é a de professor-aluno. Para tanto, utilizei uma metodologia própria das Ciências
Sociais, baseada no estudo geral de necessidades de uma organização, ainda que sempre pensando nos centros educacionais.

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Author Biography

Francisco Sacristán Romero, Professor Titular interino do Departamento de Historia de la Comunicación Social de la Universidad Complutense de Madrid
Professor Titular interino do Departamento de Historia de la Comunicación Social de la Universidad Complutense de Madrid
Published
2013-03-03
How to Cite
1.
Romero FS. ANÁLISE DE NECESSIDADES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. arqmudi [Internet]. 2013Mar.3 [cited 2025Sep.26];10(3):36-2. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/19987
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior