UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE PLANTAS ORNAMENTAIS
Abstract
O cultivo de espécies vegetais prescinde de um bom substrato, o qual deve servir como meio para suporte e fixação das mesmas. Tendo em vista que um substrato considerado viável comercialmente deve ser de baixo custo e abundante, uma alternativa bem plausível é a utilização de resíduos industriais para a produção de mudas de espécies ornamentais, pois se tem o benefício do reaproveitamento de um rejeito que, poderia de outra forma, poderia se acumular inadequadamente no meio ambiente.
No Brasil há diversos materiais com potencial para exercer a função de substrato para plantas ornamentais. Contudo, ainda faltam testes suficientes para comprovar a eficiência dos mesmos para o plantio de espécies botânicas (Backes & Kämpf, 1991), tendo este estudo o objetivo de analisar a viabilidade de diferentes resíduos industriais para a produção de mudas de espécies de plantas ornamentais.
Downloads
Metrics
References
BACKES, M.A.; KÄMPF, A.N. Substratos à base de composto de lixo urbano para a produção de plantas ornamentais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 26, n. 5, p. 753-758, 1991.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
