FORMAÇÃO DOCENTE E O PROFESSOR DE CIÊNCIAS: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A profissão docente exige estratégias para gerir conflitos e priorizar a aprendizagem. O
objetivo desta pesquisa é tratar a formação docente nos aspectos de formação inicial e
permanente, em especial a formação do professor de Ciências. A pesquisa é de cunho
qualitativo com uso de entrevista. Foi entrevistada uma professora de Ciências de uma escola
da rede pública do município de Londrina/PR. A entrevista contou com questões abertas e
discursivas acerca do temário formação docente, sendo audiogravada e em seguida transcrita.
Dos dados, seguiu-se a fala da professora. Nota-se que a formação docente apresenta lacunas
que não cooperam para o trabalho do professor dentro de seu campo laboral.

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Biografia do Autor

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

Robson Francisco Pedrozo
Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação
Matemática da Universidade Estadual de Londrina
robsonpedrozo.rp@gmail.com
Patrícia de Oliveira Rosa-Silva
Profª Drª do Departamento de Biologia Geral e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Administração da Universidade Estadual de Londrina
porosa.silva@gmail.com
Carlos Eduardo Laburú
Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação
Matemática da Universidade Estadual de Londrina
laburu@uel.br

Publicado
2017-12-12
Como Citar
1.
SIPEC I. FORMAÇÃO DOCENTE E O PROFESSOR DE CIÊNCIAS: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2017 [citado 6º de setembro de 2025];21(3):190-03. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40954
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior