POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2015
Abstract
Este artigo compõe uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação
Científica e Tecnológica (UFSC) e apresenta uma análise das políticas de Formação de
Professores a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada
(BRASIL, 2015b). Optou-se por referenciais das áreas de Ensino, Educação e do método do
Materialismo Histórico Dialético para a análise. Frente aos posicionamentos teóricos
explícitos e subjacentes ao documento é possível apresentar algumas constatações e
contradições no discurso da Educação e o desenvolvimento e/ou fracasso social; a
culpabilização dos professores e fragilidades teóricas na associação de conceitos como Práxis,
Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente. A discussão viabilizada neste estudo não
esgota as problematizações em torno do documento, mas permite olhar para as Diretrizes e
delinear possíveis e distintas nuances que a compõem.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
