POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2015

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Este artigo compõe uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação
Científica e Tecnológica (UFSC) e apresenta uma análise das políticas de Formação de
Professores a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada
(BRASIL, 2015b). Optou-se por referenciais das áreas de Ensino, Educação e do método do
Materialismo Histórico Dialético para a análise. Frente aos posicionamentos teóricos
explícitos e subjacentes ao documento é possível apresentar algumas constatações e
contradições no discurso da Educação e o desenvolvimento e/ou fracasso social; a
culpabilização dos professores e fragilidades teóricas na associação de conceitos como Práxis,
Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente. A discussão viabilizada neste estudo não
esgota as problematizações em torno do documento, mas permite olhar para as Diretrizes e
delinear possíveis e distintas nuances que a compõem.

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Biografía del autor/a

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

Rodrigo Diego de Souza
Bolsista CAPES em nível de Doutorado
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
diego_souzasmd@yahoo.com.br
José André Peres Angotti
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
zeangotti@gmail.com

Publicado
2017-12-12
Cómo citar
1.
SIPEC I. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2015. arqmudi [Internet]. 12 de diciembre de 2017 [citado 6 de septiembre de 2025];21(3):204-15. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40955
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior