O PAPEL DA PERGUNTA NO PROCESSO EDUCATIVO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS ATAS DO ENPEC
Abstract
O presente artigo busca apresentar parte dos resultados de uma pesquisa documental cujo
objetivo foi levantar o que tem sido publicado a respeito da pergunta no processo educativo.
Para tal, fez-se a análise de trabalhos publicados nas atas das dez edições do ENPEC, de 1997
a 2015, selecionados mediante busca do termo pergunta no título, palavras-chave e/ou resumo.
Considerando os referenciais adotados, os artigos selecionados foram organizados e
categorizados, de acordo com seus objetivos, em três categorias a priori, O papel da pergunta
do professor, O papel da pergunta do aluno e Estratégias de valorização da pergunta. Apesar
do baixo número de trabalhos com essa temática, percebe-se uma tendência de crescimento na
última década de estudos sobre as perguntas formuladas pelos alunos.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
