A UTILIZAÇÃO DO JOGO A SLOWER SPEED OF LIGHT PARA ENSINAR CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA
Abstract
O presente artigo é parte integrante de uma investigação desenvolvida como Trabalho
de Conclusão de Curso de Licenciatura em Física que teve como objetivo principal: investigar
a aprendizagem dos estudantes submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS) desenvolvida para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR) para
estudantes do ensino médio. Nele será apresentada a experiência didática vivenciada por uma
professora da rede pública de ensino da cidade de Capitão Leônidas Marques-PR, sobre a
utilização do software a Slower Speed of Light como ferramenta educacional no processo de
instrução. Esse software foi utilizado na segunda etapa da UEPS com duas finalidades: 1)
despertar o interesse e a motivação dos alunos pelo tema e 2) realizar um levantamento dos
conhecimentos prévios que eles possuíam sobre o assunto, dando assim subsídios para
reformular o planejamento didático e ensinar de acordo com eles. Durante a atividade
envolvendo o software os alunos foram incentivados a descrever o que estavam visualizando e
instigados a responder questões sobre o tema antes e depois das intervenções. Quando
comparados os resultados destes dois momentos, observa-se que a utilização do software em
sala de aula além de envolver os alunos no processo de aprendizagem, desenvolveu habilidades
como o senso crítico, a argumentação, a modelagem, a representação, entre outras, facilitando
a aprendizagem significativa de conceitos da TRR, uma vez que, os fenômenos relativísticos
não são perceptíveis no cotidiano e percebê-los no jogo ajuda os estudantes a compreenderem
melhor os fenômenos em estudo.
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