SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

  • II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e caracterizar os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente em uma coleção de livros didáticos de Biologia, adotado pelo Colégio participante de nossa pesquisa, localizado no município de Goioerê, Paraná. Os pressupostos metodológicos seguem características da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo, a priori, apresentaram conteúdos fragmentados que não refletem a realidade que a Biologia exige na atualidade. Sustentabilidade e meio ambiente são imperativos, hoje, quando o tema em debate é educação, assim como, formas de ensino e de aprendizagem, principalmente, em um cenário de sustentabilidade ecológica e social. Neste contexto, o desenvolvimento sustentável pode ser percebido e representado como um processo de mudança, numa lógica única, no qual a exploração de recursos, a direção de investimentos e a orientação do desenvolvimento tecnológico estão todos em harmonia, fortalecendo os potenciais presentes e futuros tendo em vista as necessidades do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais/ProfCiamb

 

Publicado
2019-10-01
Como Citar
1.
II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR. SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. arqmudi [Internet]. 1º de outubro de 2019 [citado 6º de setembro de 2025];23(2):17-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50137
Seção
Suplemento em Educação Básica ou Superior